quarta-feira, 13 de agosto de 2014

1º SALÃO DE BANDA DESENHADA DO CLUBE TEX PORTUGAL/2014 – NO MUSEU DO VINHO BAIRRADA – ANADIA – 15 A 17 DE AGOSTO DE 2014


1º SALÃO DE BANDA DESENHADA 
DO CLUBE TEX PORTUGAL/2014
NO MUSEU DO VINHO BAIRRADA
ANADIA

15 A 17 DE AGOSTO DE 2014

Infelizmente não vou poder estar em Anadia no próximo fim-de-semana, devido a afazeres profissionais urgentes, mas o Kuentro vai aqui ter matéria – a partir de hoje a até sábado – sobre a designada 1ª Mostra do Clube Tex Portugal e que Geraldes Lino (ver texto mais abaixo) prefere designar como 1º Salão de Banda Desenhada do Clube Tex Portugal/2014 – com o que concordo plenamente.

Aqui fica, para já, o Programa do Salão, seguido do texto acima referido, de Geraldes Lino, no seu blogue Divulgando Banda Desenhada.



1ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL 

Data: 15 de Agosto (Sexta-feira, feriado nacional) a 17 de Agosto (Domingo)
Horário: 11h00 – 19h00 horas
Local: Museu do Vinho Bairrada - ANADIA

Entrada Gratuita (com direito a entrada gratuita na Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.

Entrada gratuita também para outras três exposições temporárias:

- Exposição “Amália”, onde estão patentes diversos objetos pessoais da diva do fado, provenientes da Casa Museu Amália Rodrigues e cedidos pela Fundação Amália Rodrigues. De entre as peças expostas, destaque para vestidos e jóias que Amália usou em grandes palcos nacionais e internacionais.

- Exposição “Fado – Património da Humanidade”. Concebida no âmbito da bem-sucedida candidatura realizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de integrar o fado na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, da UNESCO. Com uma forte vertente divulgadora e pedagógica, esta mostra revela a história do fado, lembra alguns dos seus protagonistas (podendo o visitante escutar e visualizar diversos registos) e não descura a sua ligação a outras artes.

- Exposição, “Vinho e Fado”. Uma mostra coletiva e internacional de arte contemporânea, na qual participam cerca de 50 artistas. Para além de obras de conceituados artistas nacionais, estão também patentes trabalhos de artistas angolanos, austríacos, belgas, canadianos, cubanos, espanhóis, polacos e venezuelanos.)

Pasquale Del Vecchio e o seu Color Tex 2015 – Cerca de duas dezenas de pranchas do autor, selecionados pelo próprio, pretendem dar, aos visitantes da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore. Poderemos ver expostas pranchas da história, ainda em produção, para o Color Tex 2015, que terá textos de Roberto Recchioni.

Pasquale Del Vecchio

PROGRAMA

Sexta-feira, 15 de Agosto

15:30 horas – Inauguração Oficial da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal (Auditório).
16:00 horas - Visita guiada por Pasquale Del Vecchio à Exposição.
17:00 / 18:00 horas –Desenho ao vivo com Pasquale Del Vecchio.
18:00 / 19:00 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Del Vecchio

Sábado, 16 de Agosto

11:00 / 12:00 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Del Vecchio
15:00 / 16:00 horas - Workshop com Pasquale Del Vecchio, moderado por João Miguel Lameiras (Auditório)
16:15 / 18:15 horas - Sessão Cinema e BD: Tex Willer e os Senhores do Abismo, de Duccio Tessari. Com Giuliano Gemma, um dos maiores atores do western italiano, como Tex. (Auditório)
20:00 horas – Jantar/Tertúlia com a participação de Pasquale Del Vecchio (local a definir)

Domingo, 17 de Agosto

11:00 / 12:00 horas – Aula desenho Tex com Pasquale Del Vecchio. A partir dos 12 anos. Inscrições livres.
12:30 horas – Almoço/Tertúlia com a participação de Pasquale Del Vecchio (local a definir)
15:00 / 15:30 horas – Dois dedos de conversa com Pasquale Del Vecchio e Pedro Cleto (Auditório)
15:30 / 16:30 horas – Conferência Tex em Portugal e na Itália, com a participação de Gianni Petino, José Carlos Francisco, Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos Silva e Hernâni Portovedo, sob a moderação de Pedro Cleto (Auditório)
16:45 / 17:30 horas –Desenho ao vivo com Pasquale Del Vecchio.
17:30 / 18:00 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Del Vecchio
18:30 horas – Festa de Encerramento

VER TAMBÉM EM TEX WILLER BLOG

___________________________________________________________

TEXTO DE GERALDES LINO – NO SEU BLOGUE 

O vocábulo "mostra" é equivalente a exposição, em ambos os casos significa que se vai dar visibilidade a uma ou várias obras, que podem ser, por exemplo, pinturas, filmes, peças de teatro ou bandas desenhadas.

No que concerne à 1ª Mostra do Clube Tex Portugal - a realizar de 15 a 17 de Agosto no Museu do Vinho Bairrada, Anadia - o evento ultrapassa visivelmente tal conceito. Isso porque, para além de ficarem expostas cerca de vinte pranchas originais de BD, - inéditas, o que é muito invulgar, seleccionadas pelo próprio autor Pasquale del Vecchio, além de outras, também de sua autoria, para a obra em preparação "Color Tex 2015" -, o talentoso autor de BD italiano estará presente na inauguração.

É por tal motivo que me parece algo redutor o termo "mostra", aquém da real dimensão do acontecimento.

Na realidade, há todo um conjunto de realizações - exposição de pranchas de BD, a presença do próprio autor, vindo de propósito do seu país (Itália), que participará em sessões de autógrafos, numa visita guiada à sua exposição, e dirigirá umworkshop !

Haverá também o tema "Cinema e BD" com projecção do filme "Tex Willer e os Senhores do Abismo".

E, para terminar, no último dia do evento, Domingo, está agendada uma conferência subordinada ao título "Tex em Portugal e na Itália", com a participação de diversos especialistas de BD em geral e de Tex em particular, designadamente Gianni Petino, José Carlos Francisco, Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos e Silva e Hernâni Portovedo.

É um bem preenchido e diversificado programa, que se estende por três dias, e que ultrapassa claramente o conceito escolhido. Na realidade, estaria mais apropriado o título

1º Salão de Banda Desenhada do Clube Tex Portugal/2014.

Ou apenas

1º Salão BD do Clube Tex Portugal/2014

Para além desta crítica, que me ocorreu ao analisar o programa em pormenor para elaborar a presente postagem, sublinho, antes de mais, que me merece a maior consideração a iniciativa, mais uma do novel Clube Tex Portugal, orientado com dinamismo e competência pelo seu presidente, o especialista texiano José Carlos Francisco.

E há um facto inquestionável: 
É A PRIMEIRA VEZ QUE EM PORTUGAL SE REALIZA UM EVENTO PERIÓDICO DEDICADO EM EXCLUSIVO A UM HERÓI DE BD.

ESSE HERÓI CHAMA-SE TEX WILLER. 

(Escrevi esta frase num e-mail enviado a José Carlos Francisco, datado de 29 Julho 2014; que fique claro que não estou a copiá-la do artigo publicado no Jornal Região Bairradina, datado de 6 Agosto 2014).

Geraldes Lino

______________________________________________________

1 comentário:

  1. Caro Amigo Jorge Machado-Dias, é com muita pena que constato que não poderá comparecer ao evento bairradino do Clube Tex Portugal, mas forças superiores a isso obrigam e compreendo perfeitamente. Esperemos que seja possível a sua presença no evento de 2015, o qual já estamos a trabalhar...

    Mas quero sobretudo agradecer a sua divulgação fantástica ao evento, inclusive agradecer pela consideração em chamá-lo de "Salão" como fez também o nosso comum Amigo e Mestre Geraldes Lino!

    Abraços e mais uma vez, MUITO OBRIGADO!

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page