quinta-feira, 27 de abril de 2017


O BOMBARDEAMENTO DE GUERNICA FEZ ONTEM 80 ANOS!!!

Não quis deixar de assinalar aqui a data do bombardeamento de Guernica - em números redondos, 80 anos - até porque mete também um pouco de BD.

A 26 de abril de 1937 um ataque aéreo de aviões alemães da Legião Condor durante a guerra de “Espanha”,  comandado por Wolfram von Richthofen e com apoio do Corpo Truppe Volontarie, destruiu a maior parte da cidade de Guernica, no País Basco, com cerca de 5 000 a 7 000 habitantes, tendo causado centenas de vítimas. Foi considerado um ataque criminoso na altura e usado como propaganda nazi amplamente difundida no Ocidente, levando a acusações de "atentado terrorista" e noticiando-se de que 1 654 pessoas tinham sido massacradas. No entanto estimativas modernas avaliaram o número de mortos em cerca de 300 a 400. Outros estudos recentes, no entanto, limitam a cerca de 160 o número de mortos. No entanto a cidade ficou quase completamente destruída.

O ataque, que serviu também para testar os aviões de guerra da Luftwaffe e ganhar experiência no combate aéreo alemão, apoiou as forças do general Francisco Franco, que invadiram a cidade poucos dias depois do bombardeamento.

O painel Guernica, pintado por Pablo Picasso em 1937, é normalmente um ícone representativo do bombardeio sofrido pela cidade de Guernica.








________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page